domingo, 10 de julio de 2011

OS DIREITOS DOS TRABALHADORES DE WALMART

"WALMART PENSA QUE ACABOU, MAS NINGUÉM FAZ", DISSE UNI GLOBAL UNION SECRETÁRIO-GERAL PHILIP JENNINGS. "UNI E OS SINDICATOS SUL AFRICANO ESTÃO ESTUDANDO DE PERTO A ARGUMENTAÇÃO EA DECISÃO SACCAWU PARA APRESENTAR RECURSO É MAIS DO QUE JUSTIFICADA".



UNI SINDICATOS EM TODO O MUNDO, INCLUINDO A ÁFRICA DO SUL COMERCIAL, CATERING E TRABALHADORES ALIADOS UNIÃO (SACCAWU), FORMARAM UMA ALIANÇA GLOBAL PARA PROTEGER OS DIREITOS DOS TRABALHADORES E SINDICATO NO MAIOR VAREJISTA DO MUNDO.



WALMART EXECUTIVOS TÊM VINDO A ÁFRICA DO SUL E NO DOMINGO PASSADO LANÇOU UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA MASSIVA PARA A LIDAR COM MASSMART, QUE ALEGAM VAI CRIAR EMPREGOS E REDUZIR OS PREÇOS PARA OS CONSUMIDORES.



NA QUARTA-FEIRA, O TRIBUNAL DA CONCORRÊNCIA SUL-AFRICANO EMITIU SEU RACIOCÍNIO POR TRÁS DE SUA RECENTE DECISÃO DE APROVAR A COMPRA WALMART DE 51 POR CENTO DOS MASSMART VAREJISTA LOCAL. O RELATÓRIO LEVANTOU ALGUMAS BANDEIRAS VERMELHAS, INCLUINDO O TRIBUNAL TEM DÚVIDAS SOBRE O APOIO DO WALMART PARA A NEGOCIAÇÃO COLECTIVA E DA EMPRESA "CAMALEÃO" COMO O COMPORTAMENTO SOBRE ESTA QUESTÃO, QUE JUSTIFICAM AS PREOCUPAÇÕES DOS SINDICATOS SUL-AFRICANO. O RELATÓRIO DISSE QUE AS PROVAS DA PRINCIPAL TESTEMUNHA WALMART TAMBÉM FOI CONSIDERADA CONFIÁVEL.



EM UM INFLAMADO DISCURSO NA REUNIÃO DO COMITÊ CENTRAL SUL-AFRICANO SINDICAL COSATU CENTRO NA QUARTA-FEIRA, JENNINGS DISSE QUE ERA CEDO DEMAIS PARA DESFILE WALMART DA VITÓRIA E QUE ESTA É UMA NOVA ERA PARA A ÁFRICA DO SUL.



"ÁFRICA DO SUL FARÁ NOVAS REGRAS DO JOGO PARA O MUNDO DE VAREJO WALMART ROLO COMPRESSOR", DISSE JENNINGS. ELE ACRESCENTOU QUE A ENTRADA DO WALMART NO MERCADO SUL AFRICANO NÃO PODE SIMPLESMENTE SER DEIXADA NAS MÃOS DOS JUÍZES. JUNTO COM APELOS DOS SINDICATOS, ELE CONVIDOU O PARLAMENTO SUL-AFRICANO PARA RE-EXAMINAR, EM PARTICULAR, REGRAS DE CONTRATAÇÃO LOCAL.



APÓS O DISCURSO DE JENNINGS, A COSATU APOIARAM UNANIMEMENTE UMA MOÇÃO PARA COMEÇAR A PLANEJAR OS PASSOS PARA A AÇÃO EM MASSA.



O GOVERNO TAMBÉM ESTÁ DANDO CONTA DE ALTO NÍVEL PARA OS PRÓXIMOS PASSOS.



POR SEU TURNO, O WALMART AINDA ACHA QUE É BUSINESS AS USUAL. UM EXECUTIVO DISSE QUE, AO SER QUESTIONADO EM UMA TELECONFERÊNCIA COM A IMPRENSA ONTEM, QUE A EMPRESA SÓ TRABALHA COM "EFICIENTE" FORNECEDORES.



"NÓS TODOS SABEMOS O QUE" EFICIENTE "SIGNIFICA NA LINGUAGEM WALMART," JENNINGS DISSE. "O FATO DE WALMART PENSA QUE ESTE É TODO NÃO FOI BEM RECEBIDO NEM TEM A RECUSA DA EMPRESA EM CUMPRIR COM A UNI."



UNI É APOIAR SACCAWU COSATU E COMO ELES PREPARAM UM APELO LEGAL PARA A APROVAÇÃO DE FUSÕES E INCENTIVAR O PARLAMENTO EO GOVERNO PARA TAMBÉM OLHAR PARA O NEGÓCIO.



COSATU ESTÁ A MOBILIZAR PARA A AÇÃO E OS SINDICATOS QUE REPRESENTAM OS TRABALHADORES NA PRÓXIMA SEMANA MASSMART EM TODA A ÁFRICA SE REUNIRÃO EM JOANESBURGO.



UNI CONTINUARÁ TRABALHANDO COM TODOS OS SEUS SINDICATOS NA ALIANÇA WALMART PARA LUTAR POR CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO E OS DIREITOS SINDICAIS EM TODAS AS LOJAS WAL-MART EM TODO O MUNDO.





PHILIP J. JENNINGS

SECRETÁRIO-GERAL



NASCIMENTO SILVA - FITERT

No hay comentarios: